O que você faria? (dinâmica para assertividade)

O que você faria? (dinâmica para assertividade)

Segue toda orientação

Objetivo:

  • Despertar a atenção do grupo e provocar reflexões sobre o conceito de assertividade
  • Propor discussão em grupo e identificar o grau de assertividade individual
  • Trabalho em equipe

Material: Impressão em sulfite com a descrição as situações para discussão

Número de Participantes (ideal): de 9 a 18 participantes (três grupos)

Tempo: de 30 a 50 min

Instrução:

 

  1. O facilitador deverá entregar a cada grupo uma folha contendo as 3 situações, propondo que cada grupo se ocupe de uma diferente situação;
  2. Cada grupo deverá discutir como resolveria a situação proposta. Lembrando que assertividade implica em defender o próprio espaço, não deixando de se colocar e nem que o outro lhe ocupe um espaço que é seu de direito. Portanto, o facilitador deverá enfatizar que o grupo precisa se posicionar perante ao outro que estiver se excedendo (de maneira adequada);
  3. Para a discussão, o facilitador dará 5 minutos aos grupos (cada grupo só discutirá uma situação);
  4. Em seguida, escolhendo um grupo para iniciar, o facilitador perguntará como eles se dirigiriam a pessoa;
  5. A atividade torna-se mais rica quando o facilitador assume o papel da pessoa para quem o grupo deve dizer a mensagem. Desta forma, obrigará os participantes a construírem o discurso, evidenciando se, de fato, agiria de forma assertiva.
  6. O facilitador deverá interpretar, favorecendo a argumentação dos grupos;
  7. Caso o facilitador considere necessário, poderá perguntar a outros grupos quem deseja também argumentar naquela situação (quando o grupo da vez não se sair bem ou quando sentir que isso enriquecerá a atividade);
  8. Ao final poderá promover discussão sobre como os participantes se colocam em situações em que a assertividade se faz necessária.

Abaixo, algumas sugestões de situações para a atividade

  • Leia em grupo os textos abaixo, discuta e defina como proceder nessas situações.
  • Um amigo muito próximo a você, passou por uma situação difícil e lhe pediu uma quantia emprestada. Depois disso passou a lhe evitar, não tocando mais no assunto do dinheiro. O que você faria?
  • Você planejou para o período de férias, uma viagem para descansar com sua família. Porém, ao saber do evento seus tios, que são também seus padrinhos, decidiram ir também. Eles têm 3 filhos, todos crianças superativas. O que você faria?
  • Você recebeu em sua casa, um casal de amigos que você não vê há muito tempo. Hoje eles têm um filho com 3 anos. Enquanto vocês conversavam, o menino andava pela casa mexendo em tudo. Os pais pareciam não se importar. O que você faria?