Seus sonhos são possíveis?

Seus sonhos são possíveis?

Quando um ano se inicia, o movimento de repensar o que queremos para nossa vida é quase inevitável. Sonhos, fantasias e desejos intensos de uma vida melhor e mais feliz.

Estava assistindo esses dias a reprise de um programa antigo da atriz Claudia Raia no qual ela representava uma garota que sonhava em ser uma superstar. Em cada episódio a imaginação dela a transportava para uma situação mais improvável que a anterior. Era comum que, em algum momento do programa, algo a chamasse de volta a realidade e a imagem dela era novamente exibida na tela no tempo presente. E, então ela percebia que estava no mesmo lugar e tudo não passava de um sonho.  Já se viu em cena semelhante? Já surpreendeu a si mesmo pensando no futuro, sonhando com vida feliz, carreira de sucesso, reconhecimento, viagens, bens e etc?

Esse movimento repetitivo de sonhar e ser chamado de volta pela rotina, é responsável por manter uma crença que atrapalha você e oferece a mensagem de que tudo isso está longe demais e, por isso, inalcançável. Não sei que tipo de sonhos passam pela sua cabeça, mas a pergunta natural aqui é, o que impede você de se mover para realiza-los?

A rotina não sonha. Ela existe para colocar ordem e lógica nos acontecimentos reais da vida. Ela traz concretude para o jeito que vivemos. Agora, por que não fazer do plano de realizar sonhos, um hábito… uma rotina? Sua imaginação é poderosa e pode levar você a lugares inimagináveis, e isso é muito bom. Ninguém sai do lugar em que está, sem vislumbrar para si um lugar melhor para estar. Sonhar é bom e necessário. Mas, por si só, não basta para tirar você do lugar. Porque não criar um caminho lógico, real e tangível para levar você até esses sonhos? Basta para isso, que você comece a pensar no que você precisa fazer para alcançar esse lugar que deseja ocupar.

Desde os sonhos mais simples aos mais arrojados, se você quiser torna-los possíveis, assim o será. Alguns mais breves, outros demandarão de você mais empenho e resiliência. Mas, muitos com grande potencial de serem realizados.

Faça o seguinte exercício. Visualize seus sonhos e descreva-os com o máximo de detalhes possíveis. O que você quer ter, fazer ou viver? Como é vida com seu sonho realizado? O que você ganha vivendo seu sonho? Que pessoas são afetadas pelo seu sonho? Como você se sente vivendo esse sonho? Simplesmente, ao realizar essa tarefa, já conseguirá distinguir os sonhos possíveis daqueles que, provavelmente, continuarão sendo sonhos. Feito isso, invista em transformar seus sonhos possíveis em objetivos, fazendo um plano de ação para alcança-los. Pense de trás para frente começando do dia em que seu sonho se realiza. E, então, ao olhar para o “sonho realizado” pergunte a si mesmo, para conseguir alcançar isto, o que precisa acontecer imediatamente antes? Busque a resposta e descreva com detalhes. Então, refaça a pergunta e a resposta sucessivamente até chegar aos dias de hoje. Quando chegar ao presente, analise seus escritos e mãos a obra. Esse é seu plano de ação.

Que tal se ao final deste ano você olhar para frente e perceber que está mais próximo de seus sonhos? Gosto de pensar que cada um está onde se coloca. Cuide bem de sua vida e do seu ano para garantir que você possa estar onde, de fato, deseja se colocar na vida.